Confirmado participação da ONG “Aventura Especial”

A Ong Aventura Especial fará parte no nosso evento!

Com o seguinte tema ” Turismo na natureza para PCD (Pessoa com deficiência)”

Confiram mais um pouco sobre eles:

AVENTURA ESPECIAL é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos, que visa a inclusão da pessoa com deficiência no ecoturismo e à prática de esportes de natureza.

História

A ONG Aventura Especial nasceu da experiência que mudou a vida de uma pessoa com deficiência ao conhecer os esportes de aventura e o ecoturismo como forma de reabilitação (ver Dadá Moreira).
O que se iniciou com o objetivo de divulgar essas experiências para ajudar outras pessoas na descoberta de novos horizontes, hoje cumpre um papel fundamental como referência mundial para milhares de pessoas com deficiência e familiares que encontram na natureza uma forma de expressão e de recuperação psicosocial.

Missão
Trabalhar em prol da inclusão das pessoas com deficiência em atividades de ecoturismo e esportes de aventura, propiciando reabilitação física e psicológica através de uma nova forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente.

Visão
Incentivar, informar e capacitar pessoas e empresas de modo que se tornem aptos a oferecer condições para que pessoas com deficiência tenham experiências de lazer em contato com a natureza, diminuindo o preconceito e assegurando que existam opções que permitam a prática do ecoturismo, das atividades e dos esportes de aventura adaptados para aqueles que chamamos de “Aventureiros Especiais”.

Justificativa
A verdadeira causa da exclusão na prática de atividades na natureza não são as limitações de uma pessoa com deficiência, mas sim a falta de informação, de adaptações físicas e humanas e de profissionais qualificados para prestar um atendimento adequado nos locais onde estas atividades são realizadas.
Segundo a última pesquisa do IBGE (2000), no Brasil há 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população que estão impossibilitados de desfrutar dos benefícios oferecidos pela natureza como qualquer outra pessoa.

Ações
Incentivo às pessoas com deficiência ao contato com a natureza;
Sensibilização da indústria do turismo sobre a necessidade de qualificar seus profissionais, estabelecimentos e atividades para receber os Aventureiros Especiais;
Minimização do preconceito
Criação e divulgação de uma rede de produtos e serviços turísticos adaptados, fundamentados em conhecimentos técnicos, médicos e dos próprios Aventureiros Especiais.

Estratégias
Para cumprir com sua missão, a ONG Aventura Especial definiu diferentes estratégias, que pretendem, somadas, criar na comunidade o conceito de que as pessoas com deficiência constituem um grupo que usufrui de todos os tipos de produtos e serviços, inclusive aqueles voltados a turismo, lazer e esportes na natureza.

Divulgar para o público geral, pessoas com deficiência e familiares o conceito de Esporte de Aventura Adaptado. Ou seja, a viabilidade da prática das atividades de aventura em contato com a natureza adaptados;
Informar os benefícios na reabilitação que podem ser conseguidos através do ecoturismo e do turismo de aventura;
Estimular as pessoas com deficiência a buscar na natureza e nas atividades de aventura adaptadas um caminho para reencontrar a autoestima;
Incentivar a profissionalização (adaptações física e humana), gerando condições qualificadas no atendimento das pessoas com deficiência nas atividades turísticas.

Home Page: http://www.aventuraespecial.org.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: